Como foi criada a Câmara Municipal de Itaquaquecetuba?

Quinta, 28/07/2022
HISTÓRIA

Para entender a história da Câmara Municipal de Itaquaquecetetuba é preciso retornar a 1943, quando moradores do então distrito estavam descontentes com a atenção dada por Mogi das Cruzes  - sim, Itaquá pertencia a Mogi. Naquele ano, o tabelião que assumiu o Cartório do distrito, Leolino dos Santos, começou a idealizar a emancipação do local e para isso formou uma comissão, que contava com Domingos Milano (futuro prefeito) e Amauri Ribeiro. A comissão colheu dados e documentos para solicitar junto à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) a desvinculação com Mogi das Cruzes. Um dos deputados que mais ajudou foi Amaral Furlan, junto de Rogê Ferreira e Conceição da Costa Neves. O fruto dessa luta só foi colhido dez anos depois, em 1953, quando a indicação nº 435, de 5 de maio daquele ano, pleiteava a emancipação de Itaquaquecetuba.

Em dezembro de 1953, Itaquá foi elevado à município pela Lei Federal 2.456, conseguindo a autonomia administrativa e política. O ano seguinte, 1954, serviu para a já “cidade” se organizar para instalar a Prefeitura e a Câmara Municipal. No dia 3 de outubro daquele ano, Itaquá elegeu seu primeiro prefeito, o senhor Eugênio Victorio Deliberato, que administrou a cidade de 1955 a 1958, bem como nove vereadores, que formaram a 1ª Legislatura itaquaquecetubense e assumiram suas funções no dia 1º de janeiro de 1955. Inicialmente, Câmara e Prefeitura funcionavam no mesmo prédio, na Praça Padre João Álvares.

Os primeiros vereadores de Itaquaquecetuba foram:

Casemiro Alves Cabral

Lidio Deliberato