Granja do Mandy introduziu ovos brancos no Brasil

Sexta, 10/02/2023
HISTÓRIA

Nas prateleiras de qualquer supermercado há um pouco da história de Itaquaquecetuba. Alimento comum no prato dos brasileiros, os ovos brancos foram introduzidos no País na famosa Granja do Mandy, instalada em 1925 na estrada que hoje leva o nome da propriedade. Quem trouxe as galinhas Legorne à cidade foi o engenheiro agrônomo francês Charles Desiré Toutain, que produzia ovos brancos em linha genética, para que só fossem comercializados alimentos perfeitos. Para isso, ele utilizava um ovoscópio. Ele foi o primeiro avicultor a produzir em escala comercial na cidade.

Segundo o historiador Ângelo Guglielmo, o trabalho realizado na granja era refrência internacional. "Avicultores e estudantes de todo o mundo vinham trabalhar aqui". Ele explica que a escolha da cidade para a instalação da granja se deu em razão do clima favorável à adaptação do animal.

Fonte: (Diário do Alto Tietê/Especial Itaquaquecetuba/2008)

Museu Virtual da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba