Câmara aprovou Título de Cidadão ao ex-jogador Sócrates em 1984

Segunda, 01/08/2022
CURIOSIDADES

A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba reconheceu a importância política do ex-jogador Sócrates no ano de 1984, quando parte do país se mobilizava com as “Diretas Já”, movimento político que lutava pela retomada das eleições diretas ao cargo de presidente da República. Na época, o jogador vestia a camisa do Corinthians e ganhou destaque por seu engajamento político.

O vereador de Itaquaquecetuba, Affonso de Rogatis, protocolou o projeto de decreto legislativo nº 1/1984 para homenagear o craque brasileiro. Naquela época, a honraria máxima do município era o Título de Cidadão Honorário de Itaquaquecetuba, que depois passou a se chamar Título de Cidadão Itaquaquecetubense. Apesar do reconhecimento e da homenagem, a sessão solene para a entrega da placa nunca ocorreu.

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, mais conhecido Sócrates, Doutor Sócrates, Doutor ou Magrão, nasceu em 1954, em Belém (PA) e era considerado um dos atletas mais inteligentes do Brasil. Formado em Medicina, ele ainda trabalhou como articulista em jornais e foi comentarista esportivo. Formou ao lado de Zico, Júnior, Toninho Cerezo, entre outros craques, a seleção brasileira de 1982, dirigida pelo técnico Telê Santana, que não ganhou a Copa do Mundo da Espanha, mas encantou muitos torcedores com um estilo de jogo bonito.

O ex-jogador faleceu no dia 4 de dezembro de 2011 após uma sequência de internações devido ao seu estado de saúde debilitado. Naquele ano, Sócrates havia admitido ter problemas com o alcoolismo.