Por que a estação se chama Manoel Feio?

Quinta, 11/07/2024
CURIOSIDADES
O nome da estação que fica no bairro Vila Gepina, em Itaquaquecetuba, é uma homenagem a um engenheiro da extinta ferrovia Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB), que construiu a estação em 1926 na cidade. Moradores do bairro chegaram a protocolar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) um pedido para que o nome fosse alterado, alegando que ele era pejorativo, mas devido ao alto custo para fazer a troca de nome, a solicitação foi arquivada.
Outra curiosidade do local é que, quatro anos após sua inauguração, um descarrilamento nos arredores, ocorrido em seis de maio de 1930, causou a morte de quatro pessoas e ferimentos em outras 20. Com isso, a circulação de trens foi interrompida e só retomada em 1934. Na época, a linha chamava-se Variante Poá.
Em 1979, a estação ganhou um novo prédio construído Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA). Em 1994, ela começou a ser administrada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Em julho de 2024, a estação foi reformada e reinaugurada. Aliás, a Estação Manoel Feio completará 100 anos em 2026.