Primeiro projeto de lei aprovado tratava da organização das escolas municipais

Terça, 19/07/2022
CURIOSIDADES

O primeiro projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Itaquaquecetuba ocorreu em 1955, sob o comando de seu primeiro presidente, o vereador Casemiro Alves Cabral. Tratava de uma medida para classificar as escolas municipais sobre sua localidade, formas de atendimento aos alunos e pagamento dos profissionais da educação. Na época, o prefeito da cidade era Eugênio Victorio Deliberato, que sancionou o projeto.

A proposição histórica tem particularidades da época, que hoje podem soar curiosas. As escolas eram separadas por masculinas, só com professores homens e alunos; femininas, apenas com professoras e alunas; e mistas, com meninos e meninas, mas só com professoras mulheres. As unidades escolares também eram divididas entre rurais e urbanas.

Naquela época, os professores já eram escolhidos por meio de concursos e recebiam o salário de CR$ 2.000 (dois mil cruzeiros) por mês. Já os diretores ganhavam um pouco mais: CR$ 2.500. As escolas tinham ainda os serventes, que não podiam ter mais que 35 anos, e recebiam salário de CR$ 1.200.

Fotos vinculadas
Primeiro projeto de lei

Projeto para classificar as escolas municipais sobre sua localidade, formas de atendimento aos alunos e vencimentos dos profissionais da educação.

Museu Virtual da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba