Conheça os vereadores homenageados no prédio da Câmara

Segunda, 20/06/2022
CURIOSIDADES

Pouca gente sabe, mas a Câmara Municipal se chama “Poder Legislativo Vereador Evaristo da Silva Filho”. O nome foi dado por meio de uma resolução aprovada em 28 de novembro de 2012, pouco mais de um mês após o falecimento do homenageado, no dia 18 de outubro daquele ano. Quando a medida foi à votação, os vereadores ainda legislavam no prédio da avenida Emancipação, enquanto o prédio atual estava sendo preparado para ser inaugurado no ano seguinte. Evaristo foi vereador em duas legislaturas, tendo sido presidente da Casa de Leis no biênio 1997/1998. O político ainda foi secretário municipal de Administração entre 2005 e 2012.

Outra área da Câmara que presta uma homenagem a ex-parlamentares é o Salão Nobre, que leva o nome do ex-vereador e ex-prefeito Benedito Bonfim Pereira. O político faleceu em 2010.

Já o plenário se chama Vereador Maurício Alves Braz, um reconhecimento ao ex-vereador que atuou em duas legislaturas na década de 1980 e faleceu em 1990. Duas curiosidades sobre esta homenagem é que ela existe desde a década de 1990, quando o prédio da Câmara funcionava na avenida Emancipação. Mesmo com a mudança de imóvel, o nome do plenário permaneceu o mesmo. Outra informação é que a rua lateral da Câmara leva o nome do ex-vereador. Já a rua em frente ao prédio leva o nome Vereador José Barbosa de Araújo.

Por fim, a Galeria de ex-Presidentes presta homenagem ao ex-parlamentar Aristides Dantas de Santa, falecido em 2017, ano em que a galeria foi reformada e instalada no piso superior do atual prédio do Poder Legislativo.